Social Seling Index é o índice de vendas sociais criado pelo LinkedIn. Um algorítimo que mede o esforço nas tentativas de manter relacionamentos, compartilhar conteúdos relevantes, endereçar mensagens na mesma linguagem dos seus interlocutores e consequentemente gerar negócios. tudo de acordo com as metodologias de vendas através de redes sociais, também chamadas Digital Sales.

Exemplo do meu SSI:

O grande desafio é encaixar esta prática, métodos e técnicas no seu processo de vendas, criando assim uma estratégia de vendas digitais para sua empresa. Lembrando que não estamos falando de marketing e sim de um processo de venda digital. Sendo assim é preciso fazer uma adequação sim das metodologias tradicionais de vendas, aprender as novas metodologias de vendas para redes sociais de propósito, descobrir e estruturar um novo processo. Mas não podemos esquecer que no final se trata de uma venda como outra qualquer. Com as mesmas dificuldades, cuidados e complexidade que você teria se esta venda fosse no formato tradicional. Terá a mesma preocupação com perfis comportamentais, power map, comunicação (storytelling, SPIN Selling, BASHO…).Com a mesma complexidade e cuidados no final de tudo não se esquecer de. Mas tudo se aproveita, como eu disse continua sendo uma venda, mas agora social e digital. Como minha experiência é com o mercado de Gestão e Tecnologia. Minhas experiências compartilhadas fazem referência ao mercado business to business (B2B). Aquele das vendas com ciclos longos, vários influenciadores envolvidos, tickets altos… enfim toda aquela complexidade de um processo de vendas B2B.

Agora que falamos um pouco sobre o que é o Social Selling Index, quer saber qual é o seu SSI? Clique aqui!

Social Selling Index é gratuito e todos com uma conta no LinkedIn têm direito. Claro existem ferramentas avançadas do LinkedIn como o Sales Navigator, o Everyonesocial e o Hootsuite que facilitam adoção as práticas em vendas digitais e sociais.

O SSI traz informações como a evolução do seu esforço de vendas sociais semanal, seu posicionamento no ranking de toda a equipe…

…Traz também informações técnicas de como você está praticando Social Selling dentro rankeando você em cada critério indexado pela metodologia.

 

Além de uma média do SSI das pessoas da sua equipe, seu setor e sua rede social:

Então estabeleça sua marca profissional com um perfil 100% completo no LinkedIn, encontre as pessoas corretas com melhor uso das ferramentas avançadas de pesquisa, engaje com insights compartilhando conteúdo útil e mantendo contato com sua rede de 1º nível e nutrindo seus relacionamentos.

É uma ferramenta essencial para quem é da área comercial e vendas. Permite que você evolua suas habilidades com social selling, se avalie em relação a médias de pessoas relevantes para você, seja medido e evolua, de forma proativa ou reativa, mas evolua. Além de conseguir analisar sua concorrência, setor e monitorar seus clientes e potenciais compradores.

Se você é da área comercial e trabalha com vendas complexas B2B lembre-se!

Hoje mais de 50% do processo de compra ocorre sem a intervenção direta de um vendedor sendo a internet a principal fonte de informação. E muitas vezes o potencial comprador chega a nós muito mais preparado do que o próprio vendedor.

Por isso insisto… Se você conhece e ainda não pratica, acredite vale a pena dedicar mais energia! E se ainda não conhece, corra! Você provavelmente já perdeu metade do processo de vendas 🙂

Bons negócios!

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